Voamos novamente, todos estavam um pouco céticos, já que o céu não estava muito bonito. Foi um festival de montar os quase 80 planadores que estavam dentro das suas carretas. Apenas alguns Nimbus 2, ASW do Egon e o meu DG estavam montados. Matheus e Rocco quase perderam a hora. Dormiram após o café da manhã, já que a volta da festa foi por volta das 5 da manhã. Alô Wolfi !!! O que aconteceu com seu "Piá". Por outro lado, devo confessar que as 3 equipes que estão acampados em nossa aldeia Brasileira, JA , TO e JB estão trabalhando muito bem.
Heinz e Johnny os dois equipes separados por mais de 60 anos de experiência
Prova interessante, com cirrus, e outras formações bem acima de nós, mesmo assim voamos 2h30 na A e 2h na B, muito vento contra, mas com um planeio final delicioso com vento de cauda, e boas térmicas. No final a meteorologia nos surpreendeu, o tempo foi melhor do que o esperado, especialmente no final do vôo. Voei junto no paliteiro de ASW20 por um tempo, muito diferente dos outros dias, onde quase sempre voei sozinho. Muitas nuvens indicavam a posição das térmicas, apesar do vento de 34km/h de frente na maior parte do vôo.
Vamos cantar no restaurante ?
Luccho, da organização, nos ajudou muito antes de virmos e Thomas
A noite a Feijoada feita por Vera e Julieta nos brindou com uma excelente oportunidade para por todos os papos em dia.
Egon, Germano, Heinz e Emilio Purnhagen
Algumas situações um pouco delicadas neste campeonato. Rasantes efetuados são muito baixos e em cima do público, um claro convite a um desastre maior. Outro planador resolveu “sumir” atrás das árvores do camping, para depois entrar para pouso e teve que enfiar a asa na pista para entrar na soja ao lado, desviando de uma trombada com outros planadores já parados na pista. Um piloto ontem quase bateu em mim, descendo por trás e por cima de mim, espero que ele tenha visto, eu levei um susto enorme.
Nosso almoço sempre feito pelas "Mestres Cucas" Araci e Carol
Por outro lado a organização está de parabéns no lançamento dos planadores, com muitos rebocadores, ninguém fala no rádio, apenas o chefe de operações Hector Barreiro comanda tudo, falando o tempo todo. Os planadores são alinhados em fileiras com 4 planadores em cada. Todos os rebocadores tem sua própria corda, nunca desligam, pousam com elas. Tem o pessoal da organização que puxa as cordas com uns ganchos metálicos, agilizando o engate no desligador do planador. Nenhum planador ou avião fala a velocidade, ou que está pronto, bom vôo, teste de rádio ou qualquer outro bla bla, a menos que seja emergência. Mesmo porque temos mais de 80 planadores e 13 rebocadores.
A maioria dos rebocadores são AeroBoeros, mas existem outros como o Ranquel 180hp, 2 Cessnas 180 e um Scout Bellanca. Os planadores são lançados em aproximadamente 1h15 , existem apenas 9 motoplanadores, os pousos dos rebocadores são sempre feitos com vento lateral ou de cauda de 30-40km/h, não muito fáceis porém a larga pista de grama aumenta a segurança.
Um comentário:
hey milko !
send me a quick email please, i have some questions about your last project in miami (fl), you were here for a couple of days before the hurricane, rememeber!
here it is:
josuel79@yahoo.com
Cheers!
Jose Luis.
Postar um comentário