quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Voamos baixo mas voamos das 16:00 as 20:00

Muita umidade, céu encoberto. Pediram para montar os planadores as 11:00 ninguém se animou muito, pois continuava encoberto. Mas mesmo assim montamos o TO, e os outros Brasileiros montaram também. Conversa vai conversa vem, marcaram a “Reunión de Pilotos para la Una” , depois foi adiada 2x até as 14:00, nebulosidade, bla bla bla do meteorologista, por sinal muito bem feito, mas em resumo, poucas chances de voar.

Desportiva informou que a prova seria dada na pista, decolagem 20” depois da prova ser entregue. Fui passear pelo aeródromo um pouco, Matheus levou o planador para o grid. E eu fiquei batendo papo sobre Rieti com o Eduardo Tarchini, Italiano que está voando conosco, que faz parte do time Italiano de Vôo a Vela. Alguém me falou que deveria ir a pista, pois a classe A iria decolar, pensei que era brincadeira, continuei papeando. O Céu estava totalmente encoberto, mas insistiram, aí fui para a pista com os registradores, IPAQ e todos os outros apetrechos necessários para voar.

Na pista entregaram uma prova de 2h, já eram 15:00 .... , continuei duvidando que haveria vôo. O Puchacz pousou, e informou teto era de 600m , as decolagens começaram minutos depois e como eu era o ultimo da classe A, me arrumei com calma. As decolagens chegando, eu estava todo preparado dentro do DG800b, e aí, vi gente correndo, suspenderam a decolagem na minha fileira. Eu pedi para decolar mesmo assim, “operaciones” olhou para mim e deve ter pensado “esse cara rodou 3000km do Brasil até aqui, vou deixar ele voar”, e deu sinal verde. Já em vôo, informaram que as decolagens estavam suspensas temporariamente, pois 6 planadores já estavam pousados mas que a prova ainda não estava suspensa.

Pendurei logo após desligar o motor, estava com 9 planadores na mesma térmica, o famoso “paliteiro”, todos entre 200 e 450m do chão. A base estava a 700m , cancelaram a prova. E pensei, tenho que voar de qualquer jeito depois de três dias mofando no chão. Larguei para a prova, e o Egon também depois de um pequeno convencimento que ele precisava treinar. O chão havia mudado um pouco vários laguinhos formados, e arados alagados. Mesmo assim o tempo foi melhorando, base chegou a 1300 mais ao norte. Fiquei a 200m, mas consegui subir, consegui fazer as 2 áreas. Egon voou muito mais rápido e completou a prova. Eu fiquei a 16km da chegada, já quase 20:00 da noite, liguei o motor, faltavam 200m, mas o vento era contra de 30km por hora, não dava para chegar mesmo. Foi ótimo ter voado, e um excelente treinamento voar, entre 400 e 800 a maior parte do tempo. Pousei depois das 20:00 com um bom rasante, estavam filmando o ASH 25 e mais um outro planador, para aparecer no vídeo do campeonato.

Próximo ao por do sol levaram a asa voadora Horten para o primeiro vôo, foi rebocado por uma F1000 a 60km/h e saiu do chão percorrendo uns 400m até o seu pouso a não mais de 2m de altura.

3 comentários:

Anônimo disse...

tomas......
belo blog....
tu pedio para comentar e aqui estou
hf nui f@{::>??~~@>@~>:@L
abracos

Unknown disse...

Grandes relatos Thomas, continue a mandar notícias do campeonato. Estamos de olho!
Abraços e bons vôos.
Cesinha

Anônimo disse...

Thomas,

Parabéns pelo blog (mais esse blog)!!!
Pode ter certeza que tem muita gente acompanhando... e babando...

Logo, logo, vamos ter uma moção conjunta da ONU e da FAI te nomeando "Embaixador do Vôo a Vela"!!!

Quanto aos nossos representantes, o quê dizer ???

FANTÁSTICO! DEMAIS!

Jafezão retomando a forma :-)
Egon completando a prova nessas condições já fala por si só...
A nova dupla "Tico e Teco" (Batata e Cráudio, ou Cráudio e Batata?) super entrosada e prometendo deixar marcas no Mundial...
Lorenzini tirando leite de pedra e Gugui se aquecendo...
Enfim, TO, AR, Galvão e toda a equipe... Vocês estão de parabéns!
Obrigado por representar tão bem o vôo a vela verde e amarelo!

E não se esqueçam de trazer umas tacinhas de lembrança...