Asa Voadora Horten e Fotos
Asa Voadora Horten, de 1930 foi restaurada especialmente para este campeonato
Construída entre 1952 e 1955 aqui em Gonzales Chaves por um carpinteiro, Sr Dekker que fabricava móveis, com ajuda de varias pessoas da cidade. Nos anos do pós guerra a Argentina comandada por Juan Perón abriu as portas para emigração alemã. O Sr. Reimar Horten, engenheiro aeronáutico alemão veio para este país e projetou mais esta asa dentre outras que já havia projetado na Alemanha. Foi uma longa série de asas voadoras, iniciando em 1933 com planadores, passando a asas motorizadas e até mesmo bombardeiros que voaram na II Guerra Mundial.
O planador aqui de Chaves foi desenhada para pilotos iniciantes, velocidade de stol de 45km/h que não entra em "perda" . Com planeio de 1:14 tem pouco planeio, mas sobe bem em térmicas. Os comandos tem peculidaridades muito interessantes. Não tem profundor apenas "elevons" que funcionam quando os ailerons deslocam-se simultâneamente para cima ou para baixo, quando o manche é picado ou cabrado. Para fazer curvas menores é possível levantar apenas um aileron deslocando o manche 45 graus para direita ou esquerda. Para compensar a falta do leme abre-se o spoiler do bordo de ataque pisando um pedal. Para abrir os 2 spoilers simultâneamente, pisa-se nos 2 pedais ao mesmo tempo. Como não tem rodas, apenas patim, tinha que decolar rapidamente.
O primeiro Vôo foi feito pelo Sr. Heinz Scheidhauer rebocado por um biplano Fleet 125hp motor Keener. A maior distância foi um triângulo de 100km, porém o planador pousou antes da cerca da pista. Voou até 1975, muitos dos pilotos do clube utilizavam-a para fazer seu vôo de 5 horas. Depois de terem feito um looping algo saiu da asa, resolveram parar de voar a asa voadora.
Mario Reynoso (presidente do aeroclube) recorda que quando era pequeno, viu Sr Horten desenhando os comandos da asa. Aliás o primeiro looping dele foi feito com este planador. Porém como não tem profundor, depois de estar na vertical o looping se achatava totalmente.
Me inscrevi para voar com ela, mas acho que não irão voar com ela enquanto o campeonato estiver acontecendo, ela pode esperar um pouco mais afinal o ultimo vôo em 1975, 33 anos atrás !!!!!
Links para mais detalhes: http://http://airandspace.si.edu/research/aero/aircraft/horten.htm
Curiosidade: No final dos anos 40, o pessoal do Projeto Sign, da força aérea americana considerou seriamente a possibilidade de que os UFOS poderiam ter sido aviões fabricados secretamente pela antiga União Soviética baseados em desenhos dos irmãos Hortens. Também existem suspeitas que as asas Northrop Norte Americanas tenham sido baseadas nos trabalhos deles.
O planador aqui de Chaves foi desenhada para pilotos iniciantes, velocidade de stol de 45km/h que não entra em "perda" . Com planeio de 1:14 tem pouco planeio, mas sobe bem em térmicas. Os comandos tem peculidaridades muito interessantes. Não tem profundor apenas "elevons" que funcionam quando os ailerons deslocam-se simultâneamente para cima ou para baixo, quando o manche é picado ou cabrado. Para fazer curvas menores é possível levantar apenas um aileron deslocando o manche 45 graus para direita ou esquerda. Para compensar a falta do leme abre-se o spoiler do bordo de ataque pisando um pedal. Para abrir os 2 spoilers simultâneamente, pisa-se nos 2 pedais ao mesmo tempo. Como não tem rodas, apenas patim, tinha que decolar rapidamente.
O primeiro Vôo foi feito pelo Sr. Heinz Scheidhauer rebocado por um biplano Fleet 125hp motor Keener. A maior distância foi um triângulo de 100km, porém o planador pousou antes da cerca da pista. Voou até 1975, muitos dos pilotos do clube utilizavam-a para fazer seu vôo de 5 horas. Depois de terem feito um looping algo saiu da asa, resolveram parar de voar a asa voadora.
Mario Reynoso (presidente do aeroclube) recorda que quando era pequeno, viu Sr Horten desenhando os comandos da asa. Aliás o primeiro looping dele foi feito com este planador. Porém como não tem profundor, depois de estar na vertical o looping se achatava totalmente.
Me inscrevi para voar com ela, mas acho que não irão voar com ela enquanto o campeonato estiver acontecendo, ela pode esperar um pouco mais afinal o ultimo vôo em 1975, 33 anos atrás !!!!!
Links para mais detalhes: http://http://airandspace.si.edu/research/aero/aircraft/horten.htm
Curiosidade: No final dos anos 40, o pessoal do Projeto Sign, da força aérea americana considerou seriamente a possibilidade de que os UFOS poderiam ter sido aviões fabricados secretamente pela antiga União Soviética baseados em desenhos dos irmãos Hortens. Também existem suspeitas que as asas Northrop Norte Americanas tenham sido baseadas nos trabalhos deles.
4 comentários:
o link com detalhes da asa não está funcionando!!!
Hola amigos, estoy promocionando el campeonato en mi pagina y "tome prestado" un video del blog (citando la fuente, por supuesto)...pueden verla en www.sindicatoluzyfuerza,com.ar
GRACIAS MIL..el huron de gonzales chaves
Les envío dos direcciones, para que puedan navegarlas:
http://termica3.blogspot.com/ que es una página diseñada por unas estudiantes locales y versa sobre situaciones que acontecen en la villa volovelística..
http://nopublicadosgorosito.blogspot.com/ que es una página de autor local donde desarrolla un poco más el tema del ala volante.
Atentamente.
eu nao sou timidaaaaaa!!!!
traduccion:yo no soy timidaaaaa!
Postar um comentário