segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Prova 4 - Mais comentários

Hoje Segunda Feira, não teremos prova tempo bem ruim, e provavelmente terça também não, restarão 3 dias de prova a partir de quarta feira, quando haverá uma boa melhoria do tempo.

Tivemos um chuvisco fino durante a noite, nada muito forte mas suficiente para ter molhado um pouco a barraca por dentro. O pessoal voltou do resgate depois das 23h, apesar de terem pousado a 90km de Chaves. Da classe B apenas 1 planador completou a prova, Eduardo Crego com o AM, o resto aradão mesmo.

Já estava me preparando para dormir quando fui interceptado pelo Batata (João Widmer) com sua jaqueta vermelha e meio assustado ainda pela carona que pegou numa motocicleta mambembe. Seu automóvel Subaru teve problemas a 10km de Chaves e teve que parar. O radiador ferveu e depois a bateria arriou. Na rodovia até a polícia parou para perguntar se precisávamos de ajuda, bem diferente.

Entrevista com o vencedor da pro, Eduardo Crego, o único que completou a prova dentre os 48 participantes da Classe B:

Saí na abertura da faixa, porque já percebia que a cobertura estava aumentando. Encontrei a primeira térmica meio fraquinhas de 1m – 1.5m/s , subindo até 900m e com essa altura fiz um planeio longo de 15km com vento de frente de 35km/h. Desviei bastante para a direita da rota, e chegando no início de uma estrada de nuvens de cumulus já bem grandes subi com 4.5m/s até 1500m ainda com 70 litros de lastro no meu planador modelo LS4. Debaixo desta estrada que estava alinhada com o rumo da prova, conseguiu enfrentar bem o contra vento até quase entrar na área. Alcancei um grupo de 10 planadores da classe A e voei junto com eles até chegar perto da segunda área. Esta área estava muito coberta e com início de chuva leve. Como a próxima perna era para a área com maior cobertura de nuvens (escura) cheguei a 100m do chão perto de Gardey, e aí consegui subir com 1.5m/s até 1100m novamente. Vi uma estrada de nuvens, onde o Pucci estava rodando, e subiu com 3m/s até 1500m. A estrada desviava 30 graus para direta do ponto de virada, passei na lateral da área (a 90 graus) para subir um pouco mais numa nuvem mais a frente. Na base das nuvens, a 1300m, virei a esquerda para tocar com 600m a última área da da prova.

Já na volta. a cobertura de nuvens estava mais leve, portanto conseguia subir novamente em uns fiapos de nuvens com 1.5m/s para 1100m. Estava a 60km de Chaves, com vento de cauda e uma maior claridade conseguiu aproveitar as térmicas e voltar para casa tranquilamente. A ultima térmica foi de 4m/s perto da pista, só para garantir a chegada !!!

A chave do vôo foi sair cedo e andar rápido na primeira perna, pois as condições estavam se deteriorando rapidamente. A prova foi bem planejada, já que com as condições meteorológicas mudando rapidamente foi difícil acertar a melhor região

Pucci extasiado, conseguiu resolver o problema dos 3 GPS que leva a bordo e apagam o tempo todo. Instalou um filtro de ferrite na linha de alimentação do IPAQ.

Johnny foi apelidade de Motley que apesar de ajudar a todos de bom grado, resmunga um pouco, mas é um excelente equipe ! Viu Johnny grrrrrrrrrrrrrrrrrr@#(%$$@#%!(*$(!&% !

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Thomas, como vão você aí?
Muito legal o blog, está sendo possível acompanhar todo o campeonato em tempo real.
Abraços e bons vôos.
Cesinha
PS: está chovendo aqui em Tatuí desde ontem às 16:00hs sem para.